segunda-feira, 18 de maio de 2009

PENSAMENTO DO DIA


Foto: Agnelo Quelhas - GeoRaid - Aldeias de Xisto 2008


Para ser um EPIC RIDER não basta querer, é preciso que a mulher ou namorada também queiram.

Hoje deixo a minha homenagem às mulheres e namoradas de todos os que fazem provas de aventura e que compreendem que este nosso estilo de vida é o que nos dá energia e vontade de acordar de manhã mais cedo e ir treinar.

Não importa a chuva, o frio, o cansaço, a hora mais cedo ou mais tarde.

Mas a verdade é que só vamos porque sabemos que vocês deixam.

OBRIGADO ISABEL POR ME DEIXARES SER EPIC RIDER

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M - Motovedras
Força; Resistência; Energia

segunda-feira, 4 de maio de 2009

TEAM M&M - MOTOVEDRAS - Geo Raid S. Pedro do Sul


Estimados

Já passou uma semana desde que quase completei a primeira prova do Geo Raid Series de 2009, a Etapa de S. Pedro do Sul.

Digo quase completei porque um único engano no arranque da primeira etapa, a sábado que iria ter 110 km com mais de 4.000 mts ade acumulado, deitou por terra a hipótese de acabarmos bem estes dois dias de BTT.

Como já tinha comentado um tópico abaixo este Geo-Raid iria trazer novidades para mim pois ia fazer pela primeira vez uma prova por equipas sem o meu Asa habitual o André Malha, e para fazer de asa trazia esta vez o Ricardo "Nitros" Pereira, que até tem nome de cómico mas pedala desenfreadamente.

Encontro no Hotel do Parque, escolhido como central de inteligência para os dois dias, e como já cheguei um pouco tarde só tive tempo de ouvir a metade final do briefing antes do ataque à Serra da Freita do dia seguinte, deu para perceber a preocupação da organização com alguns troços, bem selectivos do percurso. Confesso que cheguei a ficar assustado pois nunca tinha visto o António Malvar a questionar se alguém queria desistir porque ainda devolvia o dinheiro.

NO dia da partida lá estávamos nós à hora marcada prontos para o arranque e ao som de partida largamos desenfreadamente pelo trajecto marcado no GPS paragem 100 mts depois para tirar a faixa do Polar que tinha partido. E perdemos o contacto com o grupo. Novo arranque e já estamos a caminho de fazer os nossos 110 km.

Lá seguimos com o GPS sempre a indicar o trilho certo e começamos a grande subida para o Pisão com vento de frente a não ajudar e com os moinhos em linha de vista lá fomos serra a cima sem pestanejar. No cimo da Serra como o Ricardo era o responsável pela Altimetria perguntei o que se ia passar ao que ele responde:

- Agora vamos descer cerca de dois Km e depois voltamos a subir forte.

Era verdade começamos a descer 1 km 2 km 3 km 4 km 5 km e depois de continuarmos a descer e já perto dos 35 km de etapa vejo uma placa que diz "MANHOUCE".

- Oh, Ricardo no gráfico onde é que está Manhouce?
- NO meu gráfico não está!
- Nem perto do Km 80? Deixa ver

E lá estava MANHOUCE estava perto do Km 75 e não do Km 35, o que quer dizer que como não estávamos em primeiro tínhamos partido ao contrário.

Ligo ao António conto o sucedido e ficamos a saber que todas as equipas do nosso grupo tinham arrancado nessa direcção.

Tempo de fazer o caminho inverso e voltar ao Centro de Inteligência - para ver se ganho alguma.

Um trajecto feito em regime de passeio com largas anedotas pelo caminho e com uma conclusão a tirar deste dia.

- Ricardo, lembras-te de te dizer que nunca furava em prova?
- Lembro
- E lembras-te que em Leiria furei e precisei de super cola 3 para fechar pneu?
- Lembro
- E lembras-te quem estava lá para me ajudar?
- Era eu, Era eu!!!!
- Sim, Ricardo eras tu. E Lembras-te de te dizer que nunca me tinha enganado com GPS. E que fiz 3 vezes o TransPortugal sem nunca me perder?
- Lembro
- E lembras-te quem estava comigo para me apoiar quando me perdi no Geo Raid de S. pedro do Sul
- Lembro Nuno, Era eu! Era eu!!! Sou mesmo o amigo que te apoia quando as coisas te correm mal!!!

- NÃO RICARDO. TU ÉS É O AMIGO QUE ME DÁ AZAR!!!!!!!!!

E foi com estas sábias palavras que decidimos perguntar à organização para que lado era a partida para a segunda etapa.

A segunda etapa foi de BTT clássico, tipo "Super Tubos Off Shore".

Inicio rolante a té quase aos 30 km onde entramos no primeiro local de culto, grande single track numa zona de carvalhos em descida e recta mas com muita curva e contra curva, com muita pedra e raízes a obrigar a atenção redobrada. Daqui até à subida do dia foi um curto espaço e se primeiro foi estradão e alcatrão o melhor foi a entrada nas calçadas romanas.

Mais um contacto com o parque eólico e novo singletrack a descer, zona de estrada muito rápida mais umas zonas técnicas com navegação dentro de uma aldeia onde no final estava ambulância, onde o Ricardo se entusiasmosu e ia lá deixando a corrente.

E só restavam mais duas curtas subidas a ultima à Senhora do Castelo e um final muito bom com um grande singletrack a terminar na zona da linha de comboio desactivada para rolar até à meta e fazer o 10º nesta etapa.

A próxima já será na Serra da Estrela o que também deve ser muito bom.

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M- Motovedras
Força; Resitência; Energia

P.S. Não sei quantos ainda têm paciência para pedalar comigo mas é preciso ter estofo para preparar uma prova destas e sair furado porque decidimos sair atrás das outras equipas. É verdade que nunca saímos do trilho, e até podia lá estar uma placa com uma seta a indicar o caminho certo para a partida, mas eu é que tenho de saber isso. De toda a forma obrigado Ricardo pela paciência e pelo gozo que foi pedalar contigo.
E AS VAQUINHAS????????!!!!!!!!