quarta-feira, 25 de março de 2009

TEAM M&M - MOTOVEDRAS - MARATONA DO CENTRO

Estimados

Lá fui até Leiria fazer a belíssima Maratona do Centro. Digo fui porque o André acabou por não poder alinhar nesta aventura.

Esta Maratona tem para mim um gosto especial porque no ano de 2008 antecedeu a nossa partida para o CAPE EPIC e foi a prova onde estreamos com distinção os novos equipamentos do TEAM M&M. E além disso viemos com a barriga cheia de singletracks.

Como tal este ano não podia faltar a este evento organizado pela AIRBIKE.

A caravana arrancou cedo e lá fomos, eu o Diogo "Canhão" Vieira e o grande "Pancadas" em busca dos trilhos da Serra D'Aire e Candeeiros.

Esta prova ia servir também no meu caso para perceber duas coisas:
1. Como é que vai ser fazer o Geo-Raid de S. Pedro do Sul com o Nitros - (o André vais estar em "afazeres" pessoais)

2. Como é que se faz uma maratona depois de se pedalar 190 km no dia anterior - só para perceber como vai ser o 2º dia do Geo-Raid - este ano foi a primeira vez que fiz tal coisa ao meu corpo.



O primeiro ponto foi um espectáculo e já conto.

Quanto ao segundo, confesso que estava mesmo apreensivo pois quem me viu no final do dia anterior, em que aos 160 km quase que "morri" para depois ser salvo por uma lata de coca-cola e conseguir chegar a casa como se nada tivesse acontecido, mas lá está quem viu isto diria que eu não tinha a mínima hipótese de fazer a maratona do dia seguinte.

Estávamos todos errados consegui fazer a maratona e com uma média de mais de 17 km/h e com um furo que nos roubou mais de 15 minutos e não fosse este furo íamos para mais de 18 km/h de média. Nada mal. Acho eu.

Quanto ao primeiro ponto cá vai. O Nitros - Epic Rider em 2007 está sempre à espera de uma boa oportunidade para sofrer em cima da bicicleta. E quando o André disse que não podia estar no Geo Raid, pensei com quem é que gostava esta experiência e com o "Canhão" ocupado, com a sua dupla DCVBTT e com o projecto TRANSGERMANY, lembrei-me do NITROS com quem nunca tinha pedalado mas com quem tenho trocado experiências.



Quando o convidei nem hesitou a resposta foi do género - " S. Pedro do Sul... Levar dois empenos seguidos...Bora lá!!"

E como tal tínhamos que pelo menos fazer uma prova juntos antes do GEO RAID e decidimos que ia ser a Maratona do Centro. O Nitros chegou com a sua matilha na carrinha do clube e de lá de dentro saem uma força de comandos ao estilo A-TEAM (ou não fosse a carrinha um belo "furgon").

Seguimos para a zona de partida e lá lhe contei o que tinha feito no dia anterior e como tal ele não podia puxar por mim. O melhor era ter estado calado bastou sairmos do alcatrão para o Nitros mostrar os efeitos dos treinos com o Tiago Aragão e assim que o terreno inclinou um pouco foi vê-lo a meter "talega" e arrancar com vontade de me deixar ali pregado. Mas com uma dor de pernas daquelas lá foi obrigado a seguir no seu passo para lhe mostrar os benefícios de treinar com o Pedro Maia.

E lá fomos galgando entre as curtas subidas com muita pedra e as descidas técnicas e dos singletraks espectaculares que a AIRBIKE tinha preparado para receber os cerca de 600 BTTistas de serviço.

Tenho de colocar aqui um parênteses e falar da espectacular aldeia de PIAS DO URSO ao melhor estilo aldeia de xisto. Bela imagem

Infelizmente perto do Km 45 numa viragem de estradão para mato fico com um pau preso ao pneu e o rasgão fui inevitável. Como estavamos a treinar em dupla foi tempo de utilizar os fantásticos tacos para tubeless do Nitros e a não menos fantástica cola tudo que colocou o pneu quase novo. E depois lá fomos outra vez à nossa vida por que isto de estar parado no meio do mato não tem piada nenhuma, lá encontramos o nosso ritmo outra vez e seguimos em direcção do final para uma enorme descida toda ela em calhau com uma viragem à esquerda para uma subida das boas e depois o momento do dia.

Quase 2 Km de singletrack entre pedra e raízes, curvas e contra-curvas. Entretanto a Lefty do Nitros lembrou-se de perder o ar que tinha e acabou sem curso e com o frontal a bater na roda da frente.

A Epic S-works essa esteve à altura e nunca fugiu sempre que teve que negociar uma pedra por falta de jeito do ciclista, quer fosse a subir ou descer. É uma daquelas máquinas que se aponta para um sitio e ela vai para lá seja a subir, a descer, liso ou muito técnico. É uma bicicleta que me deixa sempre impressionado cada vez que saio com ela.

No final tempo para ficar à conversa com os do costume, tempo para conhecer o homem que é o responsável pelas "minhas pedaladas" que lá acedeu a tirar uma foto comigo e com o Ricardo Melo que teve como ultima aventura a vitória nas 24h de Coruche.

Para já é só que já vai longo

Agora só falta eu e o Nitros afinarmos alguns pormenores e testar uns km mais longos

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M - Motovedras
Força; Resistência; Energia

Sem comentários: