quarta-feira, 25 de março de 2009

TEAM M&M - MOTOVEDRAS - MARATONA DO CENTRO

Estimados

Lá fui até Leiria fazer a belíssima Maratona do Centro. Digo fui porque o André acabou por não poder alinhar nesta aventura.

Esta Maratona tem para mim um gosto especial porque no ano de 2008 antecedeu a nossa partida para o CAPE EPIC e foi a prova onde estreamos com distinção os novos equipamentos do TEAM M&M. E além disso viemos com a barriga cheia de singletracks.

Como tal este ano não podia faltar a este evento organizado pela AIRBIKE.

A caravana arrancou cedo e lá fomos, eu o Diogo "Canhão" Vieira e o grande "Pancadas" em busca dos trilhos da Serra D'Aire e Candeeiros.

Esta prova ia servir também no meu caso para perceber duas coisas:
1. Como é que vai ser fazer o Geo-Raid de S. Pedro do Sul com o Nitros - (o André vais estar em "afazeres" pessoais)

2. Como é que se faz uma maratona depois de se pedalar 190 km no dia anterior - só para perceber como vai ser o 2º dia do Geo-Raid - este ano foi a primeira vez que fiz tal coisa ao meu corpo.



O primeiro ponto foi um espectáculo e já conto.

Quanto ao segundo, confesso que estava mesmo apreensivo pois quem me viu no final do dia anterior, em que aos 160 km quase que "morri" para depois ser salvo por uma lata de coca-cola e conseguir chegar a casa como se nada tivesse acontecido, mas lá está quem viu isto diria que eu não tinha a mínima hipótese de fazer a maratona do dia seguinte.

Estávamos todos errados consegui fazer a maratona e com uma média de mais de 17 km/h e com um furo que nos roubou mais de 15 minutos e não fosse este furo íamos para mais de 18 km/h de média. Nada mal. Acho eu.

Quanto ao primeiro ponto cá vai. O Nitros - Epic Rider em 2007 está sempre à espera de uma boa oportunidade para sofrer em cima da bicicleta. E quando o André disse que não podia estar no Geo Raid, pensei com quem é que gostava esta experiência e com o "Canhão" ocupado, com a sua dupla DCVBTT e com o projecto TRANSGERMANY, lembrei-me do NITROS com quem nunca tinha pedalado mas com quem tenho trocado experiências.



Quando o convidei nem hesitou a resposta foi do género - " S. Pedro do Sul... Levar dois empenos seguidos...Bora lá!!"

E como tal tínhamos que pelo menos fazer uma prova juntos antes do GEO RAID e decidimos que ia ser a Maratona do Centro. O Nitros chegou com a sua matilha na carrinha do clube e de lá de dentro saem uma força de comandos ao estilo A-TEAM (ou não fosse a carrinha um belo "furgon").

Seguimos para a zona de partida e lá lhe contei o que tinha feito no dia anterior e como tal ele não podia puxar por mim. O melhor era ter estado calado bastou sairmos do alcatrão para o Nitros mostrar os efeitos dos treinos com o Tiago Aragão e assim que o terreno inclinou um pouco foi vê-lo a meter "talega" e arrancar com vontade de me deixar ali pregado. Mas com uma dor de pernas daquelas lá foi obrigado a seguir no seu passo para lhe mostrar os benefícios de treinar com o Pedro Maia.

E lá fomos galgando entre as curtas subidas com muita pedra e as descidas técnicas e dos singletraks espectaculares que a AIRBIKE tinha preparado para receber os cerca de 600 BTTistas de serviço.

Tenho de colocar aqui um parênteses e falar da espectacular aldeia de PIAS DO URSO ao melhor estilo aldeia de xisto. Bela imagem

Infelizmente perto do Km 45 numa viragem de estradão para mato fico com um pau preso ao pneu e o rasgão fui inevitável. Como estavamos a treinar em dupla foi tempo de utilizar os fantásticos tacos para tubeless do Nitros e a não menos fantástica cola tudo que colocou o pneu quase novo. E depois lá fomos outra vez à nossa vida por que isto de estar parado no meio do mato não tem piada nenhuma, lá encontramos o nosso ritmo outra vez e seguimos em direcção do final para uma enorme descida toda ela em calhau com uma viragem à esquerda para uma subida das boas e depois o momento do dia.

Quase 2 Km de singletrack entre pedra e raízes, curvas e contra-curvas. Entretanto a Lefty do Nitros lembrou-se de perder o ar que tinha e acabou sem curso e com o frontal a bater na roda da frente.

A Epic S-works essa esteve à altura e nunca fugiu sempre que teve que negociar uma pedra por falta de jeito do ciclista, quer fosse a subir ou descer. É uma daquelas máquinas que se aponta para um sitio e ela vai para lá seja a subir, a descer, liso ou muito técnico. É uma bicicleta que me deixa sempre impressionado cada vez que saio com ela.

No final tempo para ficar à conversa com os do costume, tempo para conhecer o homem que é o responsável pelas "minhas pedaladas" que lá acedeu a tirar uma foto comigo e com o Ricardo Melo que teve como ultima aventura a vitória nas 24h de Coruche.

Para já é só que já vai longo

Agora só falta eu e o Nitros afinarmos alguns pormenores e testar uns km mais longos

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M - Motovedras
Força; Resistência; Energia

quinta-feira, 19 de março de 2009

TEAM M&M - MOTOVEDRAS - Equipamentos

Estimados

Mais uma vez o TEAM M&M - Motovedras vai contar com a preciosa ajuda da COFIDES na execução dos equipamentos.

Neste desenvolvimento para 2009 vamos utilizar nova zona almofadada nos calções que é ainda mais confortável que a anterior. Derivado do novo tecido utilizado e que causa menos atrito por ser mais suave que o de 2008.

Nos jerseys vamos continuar a preferir a malha microfresh pela facto de esta ser transpirável e permitir uma rápida evaporação da transpiração e refrescando o corpo. O que é bom nos momentos de maior calor que iremos de certeza ter no JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN

Fica aqui o desenho do equipamento



Informamos ainda que o mesmo pode ser adquirido pelos seguintes preços:

Jersey 30,00 Euros
Calção 40,00 Euros

Valores com IVA incluído

Basta que enviem comentário com o vosso mail que eu entro em contacto para combinar promenores

Muito brevemente daremos mais informações sobre os treinos, as novidades de nutrição e sobre as provas que iremos fazendo.

Até lá um abraço e pedalem muito

Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M - Motovedras
Força; Resistência, Energia

segunda-feira, 2 de março de 2009

TEAM M&M - MOTOVEDRAS - Specialized

Em 2009 a Motovedras estará associada ao projecto do TEAM M&M - Off Road To Transalp.



Esta ligação entre o TEAM M&M e a Motovedras surgiu da vontade de criar uma dupla de Epic Riders mais unificada relativamente a marcas e à loja de assistência. Assim a dupla nacional de Epic Riders, que em 2008 conclui o Cape Epic num honroso 138º lugar, passa a contar com o Know-how da equipa de mecânica da Motovedras.

Quem se junta ao projecto por inerência é a Specialized que passa a ser a marca oficial da Bicicletas do TEAM M&M - Motovedras.

E como tal as máquinas do TEAM M&M - Motovedras para a época de 2009 vão ser:



Para os treinos de estrada a Specialized Tarmac SL2 - máquina comedora de asfalto e que conta com vários títulos internacionais no exigente pelotão da UCI.

E a prova rainha que a dupla vai efectuar em 2009, o JEANTEX TRANSALP powered by NISSAN, será feita aos comandos da nova Specialized Epic S-Works.

Esta máquina que foi totalmente remodelada para 2009, e é a actual campeão do mundo de XCO, corta com o passado em termos estéticos, mas mantém a ligação com a tecnologia FSR e BRAIN (patenteadas pela marca, aliás a tecnologia Brain passa a estar presente na nova suspensão dianteira Future Shock E100 com tecnologia Brain Fade. Na traseira o novo Mini Brain poupou alguns grama a esta nova máquina mas melhorou a performance da mesma na hora de descer e absorver impactos recebidos na roda traseira. Roda essa que também sofreu alterações e agora é a nova Roval Controle SL. E a completar este leque de novidades fica ainda o novo pedaleiro Specialized S-Works OS, o mais leve do mercado e com enorme rigidez e eficiência.



Pronta a andar já com Pedais e grade de Bidon a Epic S-Works ficasse por uns 9,9Kg e como nos comentam Nuno Machado e André Malha:

"Depois de darmos a primeira pedalada parece que a Epic está sempre a pedir para andar mais rápido, seja a rolar, a descer ou a subir"

Em 2009 a dupla nacional de Epic Riders, além do Jeantex Transalp powered by Nissan, ainda vai estar presente nas 3 provas do Geo-Raid series; passará pelo SRP -160; Portalegre; e Grândola 100. E claro vão fazer muitos Kms de puro prazer nas novas máquinas da Specialized.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M - Motovedras
Força; Resistência; Energia