sexta-feira, 24 de julho de 2009

TEAM M&M - Motovedras - Andalo Dia 7



Estimados

Depois de dois dias com mais de 3.000 metros de acumulado em que que o parque de caravanas ficou a mais de 3 km do Press Oficce e em que não podemos enviar noticias, eis que voltamos após a 7ª e penúltima etapa do JEANTEX BIK TRANSALP powered by NISSAN.

Muito rapidamente dizer que nas duas etapas anteriores, onde tivemos uma das mais duras de sempre e outra com a subida mais longa de sempre, as equipas portuguesas em prova conseguiram melhorar as suas classificações, estando agora todas dentro das 170 melhores da categoria homens.



Mas para saberem mais sobre as etapas antecedentes, que foram as mais espectaculares até agora, vão ter de esperar pelo reportagem que vai ser publicada na BIKE MAGAZINE. E confesso que foram etapas onde aconteceram muitas coisas boas e muitas coisas menos boas.




Quanto ao dia de hoje ele vinha marcado como mais uma etapa com mais de 3.000 metros de acumulado e com uma subida final de cerca de 5 km com rampas de mais de 20%.

Com acumular dos dias e do esforço o cansaço lá vai fazendo o seu trabalho e de manhã a vontade de levantar é quase nula e a de pedalar é mesmo nula. O normal é as pernas nem reagirem durante os primeiros 5 a 10 km.



Mas hoje era preciso por o corpo a funcionar rápido pois o inicio era uma subida com cerca de 24 km com mais de 1.000 metros de desnível e onde a tracção não era a melhor.

No topo e ao fim de mais de duas horas a trepar fomos brindados com um singletrack onde estivemos durante cerca de 5 kms e depois voltamos às descidas rápidas em estradão e alcatrão e hoje com a novidade de termos muitas descidas completamente cheias de cascalho.

E como nos Alpes tudo é possível e depois de termos tido neve no lado Austríaco, agora quando atravessamos as vinhas em Itália somos brindados com temperaturas a rondar os 38º, o que não é de facto o melhor para andar de bicicleta.

Este tipo de temperaturas obriga-nos a uma ingestão desmedida de líquidos com o intuito de não desidratarmos e o recurso ao GOLDDRINK Premium da GOLD NUTRITION tem-se revelado uma óptima estratégia.




Depois veio o abastecimento do 60 km onde nos deliciamos com uns valentes pedaço de melancia e Bolo Mármore caseiro, que já fazem parte da nossa dieta diária a juntar à barras e aos geles da GOLD NUTRITION.

E logo em seguida arrancamos para um final mais duro do que o que esperávamos pois a cada curva que fazíamos lá éramos presenteados com mais uma parede. E assim fomos pedalando ao ritmo possível após 7 dias nos Alpes até ao final da penúltima etapa do TRANSALP de 2009.

Agora só falta levar a EPIC SWORKS até Riva del Gardia, dar um mergulho no lago e voltar para casa para um merecido descanso.

Sobre a ultima etapa não vou escrever aqui no BLOG mas de certeza que a vou contar na BIKE MAGAZINE e no BTT MAGAZINE onde vão poder ter acesso a toda a história das equipas portuguesas presentes no TRANSALP de 2009.

Eu o André e o Abílio amanhã voltamos para casa para um merecido descanso de todo o que foi preparar este Transalp.

Um abraço e pedalem muito

Dos Alpes para o Mundo

TEAM M&M - Movedras

Nuno Machado - André Malha - Abílio M. Carvalho

terça-feira, 21 de julho de 2009

TEAM M&M - Motovedras - Sta. Christina Dia 4

Estimados

Mais uma etapa superada e com boas sensações para o dia de amanhã.

Como vos tinha contado ontem, o dia hoje prometia, a etapa 4 tinha o selo de ser a etapa rainha do JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN.

As três subidas duras aliadas ao calor tornaram o dia de hoje bastante duro mas ao mesmo tempo recheado de belíssimas paisagens que pelos vistos só os Alpes podem oferecer.

Chegamos cedo à zona de partida para poder tirar algumas fotos da vila antes do arranque



Hoje começamos em toada lenta numa subida com rampas com mais de 14% de inclinação e cerca de 15 km, em que passamos mais de 1 hora e meia porque fomos gerindo o esforço uma vez que sabíamos que o pior ainda estava para vir.

Rápida passagem pelo abastecimento do Km 25 onde chegamos com quase duas horas de prova. Bem à saída de St. Magdalena - de frisar que neste momento já deixamos a Áustria e já passamos para Itália.

Depois foi tempo de seguir em descida rápida por entre alguns prados cheios de animais a pastar para logo enfrentarmos a subida do dia.



Uma subida com rampas algo assustadoras quando se vê de baixo pelo desnível que apresentam e onde vamos vendo imensa gente em fila ora a pedalar ora a caminhar com a bicicleta ao lado.

Algumas das rampas desta subida chegaram aos 21% e o piso não ajudava pois o que mais existia era pedra solta para atrapalhar a progressão.



Mas mesmo assim chegámos lá cima, depois de quase mais uma hora e meia para fazer 10 km e chegar ao 2.300 mts de altitude.

Depois um trilho com cerca de 1 km para ser feito a pé, por cruzar uma aérea protegida. E ainda bem que assim foi porque a descida com muita pedra solta e muitos degraus deve ser bem perigosa se feita montado.

Mais uma descida muito longa e com muita curva e contra curva e ganchos, a obrigarem a atenção redobrada e volta a uma subida um pouco mais curta onde se chegam até nós o Bruno e o Tiago do BTTeam e com quem já tínhamos partilhado a subida anterior.

Nova descida alucinante com o POLAR a marcar mais de 60 km hora e ao entrarmos na zona que antecedia a ultima subida começo a sentir a força a desaparecer.

Ao que parece o facto de ter preparado o GOLDDRINK PREMIUM ontem, fez com que ele oxidasse durante o dia o que acabou por provocar algum maus estar no meu estômago.

Ao passarmos um café lá recorro ao velho truque da Coca-Cola e ainda temos tempo para comer uma bela fatia de Strudell antes de arrancar. E claro que arranquei como novo, após ter reposto o açucar.

Ainda tinha mais um truque guardado para antes da ultima subida que era o recurso ao Gel Extreme da GOLD NUTRITION.

Nesta fase já o Bruno e o Tiago tinham ido embora, pois o Bruno no final ganhou força extra e lá foi a atacar até ao final.

Nós fomos seguindo no nosso passo para ainda fazermos umas picadas bem inclinadas com mais de 18% de inclinação para depois fazermos uma ligação, a subir, em alcatrão durante mais 5 km que nos leva até ao ultimo topo.

E a partir de aqui o primeiro grande momento de BTT desde que chegamos. Uma descida em singletrack com uma inclinação muito considerável onde só a toque de travão vamos alinhando a SPECIALIZED EPIC SWORKS com a melhor trajectória, pois entre pedras e raízes não foi fácil escolher o melhor caminho.



Depois saímos directos em alcatrão numa zona, que tenho de considerar perigosa, pois eram os últimos 2 kms da etapa a descer e sem o transito cortado. Mas este é só uma falha de uma organização que poderia ser melhor.

De Salientar ainda nesta etapa a excelente prestação do Renato Hernandez e do Rui Torpes da SPORT ZONE DESPERTAR SC que realizaram um 45º lugar na categoria homens.

O nosso terceiro elemento o Abílio Carvalho continua a tratar na perfeição da nossa logística e afazer a cobertura possível de uma prova com tanta dinâmica. Acho que está a realizar um excelente trabalho e tem sido a maior ajuda que podíamos pedir.

Quanto nós lá vamos seguindo sempre com intuito de nos divertirmos e concluirmos mais esta Prova Épica.



Esta é JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN - porque tem os seguintes patrocinadores

JEANTEX - Marca de Bike Wear e com muita qualidade

BIKE - é uma das maiores revistas da especialidade na Alemanha

TRANSALP - o nome da região que a prova atravessa

NISSAN - conceituado construtor de automóveis

E por hoje é tudo que o dia amanhã volta a prometer, vão ser 82 km com mais de 3100 mts de acumulado, o que a somar ao que já levamos começa a fazer muita mossa nas pernas. e lá vamos nós fazer a ligação entre ST.CHRISTINA - SARNTHEIN. pelo meio do mato.

Dos Alpes para o Mundo

TEAM M&M - Motovedras
Nuno Machado - André Malha - Abílio Carvalho

segunda-feira, 20 de julho de 2009

TEAM M&M - Motovedras - Brixen Dia 3



Estimados


Aqui estamos nós após a conclusão da terceira etapa do JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN.

Como tinha relatado ontem o dia de hoje ia ter só uma subida digna de esse nome.

Subida porque tinha cerca de 30 km de distancia e ia levar-nos desde os 600 mts de altitude até aos 2.200 mts.

O principio logo à saída de Mayrhofen foi um exagero de alcatrão mas após o km 15 saímos para terra e a subida começou a ficar infernal e cada vez mais difícil.

Enquanto fomos subindo ao nosso melhor ritmos ainda tivemos tempo para uma fotos de locais espectaculares, pelos quais já vale a pena vir fazer esta prova.





Fomos ainda presenteados com uma boa subida para fazer a pé, mesmo não ciclável que nos levou desde os 1.700 de altitude até aos 2.000 mts - e acreditem que andar no meio de calhau com sapatos técnicos de BTT não é nada fácil.



Depois foi tempo de montar e seguir até ao cume, foi a primeira vez que pedalei a tanta altitude e confesso que notei o facto de o ar ser muito mais rarefeito, o que não ajuda nada a respiração em esforço.



Depois veio a descida do dia, cerca de 10 kms entre curvas e contra curvas, com muita gravilha e muitos ganchos a obrigar a grandes apertos nos travões e a escolher bem as trajectórias. Mas a SPECILIZED EPIC SWORKS nunca nos deixou ficar mal.

Depois rolamos um bom bocado na ordem dos 40 km/hora e ainda tivemos uma deScida em alcatrão onde ultrapassamos o limite de velocidade permitido por lei, naquela zona. Fomos para além dos 70 km/h.

E a partir daqui a etapa resume-se a muita ciclovia com alcatrão e estradão, extremamente rolante embora pelo meio tivesse umas boas picadas para fazermos e quase no final um bom singletrack algo técnico com algumas pedras e raízes onde a suspensão e amortecedor da EPIC vão trabalhando às mil maravilhas.



No final estivemos bem melhor que ontem, as etapas curtas não são para nós, e acabamos em 188º da classificação de homens

Quem continua a dar cartas é a SPORT ZONE/DESPERTAR SC que subiu mais uns quantos lugares e o TEAM 2 experience do Carlos e do Rui terminaram colocados aos 100 primeiros.

O dia de amnhã vai ser muito duro. Com muitas subidas uma das quais que nos vai levar até ao 2.300 mts e numa etapa com 84 km vamos subir mais de 3.600 mts de acumulado.

Por isso agora vamos descansar

Um abraço e pedalem muito - por nós

Dos Alpes para o Mundo

TEAM M&M - Motovedras
NUNO MACHADO - ANDRÉ MALHA - ABÍLIO CARVALHO

domingo, 19 de julho de 2009

TEAM M&M - Motovedras - Mayrhofen Dia 2

Estimados

Após um dia inteiro a chover e a nevar, após termos vasculhado no accuweather descobrimos que ia deixar de chover à meia noite e assim foi. A chuva deixou de bater no tejadilho da caravana e podemos dormir.

Antes no Briefing também já tínhamos sido avisados deste fenómeno natural que nos "roubou" a primeira etapa e que fez com a de hoje tivesse de ser mais curta.

É verdade em vez do previsto, a etapa que ligava o JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN a Mayrhofen na Áustria, foi reduzida em cerca de 30 km e terminou pouco depois da segunda descida.

Mas isto não quer dizer que tenha sido fácil, este corte apenas tornou a etapa menos difícil. Pois assim só tivemos de fazer 56 km com quase 2.100 mts de acumulado de subida.

Isto porque a ultima subida ia para além dos 2.000 mts de altitude onde quase de certeza nos esperavam mais de 40cm de neve.

Quanto ao dia ele foi demorado cerca de 3h38m mas contasse de forma rápida.

A primeira subida era curta com cerca de 6 km mas rampas que chegavam aos 12% de inclinação seguida de uma descida de quase 10 km e que passamos para além dos 60 km hora para em seguida estarmos mais cerca de 20 km entre os 600mts de altitude e os 1.600 mts de altitude, onde de cada vez que olhamos à volta só apetece é parar e ficar a admirar a paisagem.

Se olharmos para cima só vemos grandes montanhas cheias de neve em pleno mês de Julho e se olharmos bem lá para baixo o que temos é sempre vista para um campanário de uma igreja que está sempre no centro das vilas e aldeias ao melhor estilo "Heidi"

Logo em seguida nova descida esta com direito a passagem em bosques espectaculares e onde a velocidade volta ser muito alta para rapidamente chegarmos à linha final.

E soube mesmo muito bem voltar a ouvir um Speaker a dizer que o TEAM M&M de Nuno Marrado e André Mahala tinha cortado a meta.

Ao que parece hoje no lugar 210 de categoria homens.

Depois seguiu-se então o troço de ligação onde fomos presenteados com mais de 30 km de ciclovia com troços em alcatrão e outros em terra que vai ladeando o rio e a linha de comboio. Onde nas estações de comboio existem cafés que convidam os ciclistas a retemperar forças e onde é possível fazer pequenas reparações nas bicicletas. Algo que já faz muita falta em Portugal - Pois se na Áustria com este clima se anda de bicicleta e se vai para todo o lado a pedalar, nós com muito melhor clima devíamos seguir o exemplo e fazer o mesmo.

Depois foi só cortar a linha de chegada de forma simbólica em Mayrhofen e depois tratar de toda a logística para o dia de amanhã para vir a correr até ao Press Center para vos enviar esta informação.

E agora é hora de ir jantar porque amanhã começa às 9h00m para mais uma etapa de 95 km com uma subida que vai durar 30 km e nos levará dos 600 mts até aos 2.200 mts

Um abraço e pedalem muito

Dos Alpes para o Mundo

TEAM M&M - Motovedras
Nuno Machado - André Malha - Abílio Carvalho

sábado, 18 de julho de 2009

TEAM M&M - Motovedras - Reith in Alpbachtal Dia 1





entre Mittenwald e Reith in Alpbachtal

Estimados



Cá estamos. Desta vez após não termos podido arrancar para a primeira etapa.
Calma porque não podemos nós, nem ninguém.

A verdade é que após uma noite inteira a chover e com a temperatura a ser inferior a 5º e com a neve a partir dos 1.200 mts a organização, a nosso entender bem, decidiu cancelar a primeira etapa por razões de segurança.




Pelo que soubemos de fonte segura foi a primeira vez que se cancelou uma etapa do JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN.

" Comunicado oficial do Press Center - For the first time in the history of the JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN, a stage of the world’s hardest mountain bike stage race had to be cancelled. Due to the bad weather conditions with heavy rainfall in the start town Mittenwald and partly snowfall in higher altitudes with already 0 °C at the Karwendelhaus a safe run of the course to Reith im Alpbachtal could not be guaranteed."



A comitiva mostrou um misto de tristeza e alegria. Alegria porque ninguém gosta de pedalar com as condições que estavam, mas como é claro ficamos tristes porque todos viemos para pedalar.

Neste momento já realizamos por Caravana a ligação entre Mittenwald e Reith in Alpbachtal e ao não existir etapa aproveito para vos deixar algumas curiosidades.
- Este é o 12º ano em que se realiza o JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN.
- Estão presentes 550 atletas de 40 países
- O rider com mais idade tem 66 anos e é alemão e o mais novo tem 18 anos.
- Temos 27 camiões de transporte de material e sacos
- Vão ser consumidas mais de 1.000 bananas por dia
- E as estatísticas apontam para um consumo de mais de 25.000 barras energéticas durante toda a prova
- O titulo por certo que vai ser disputado entre o TEAM BULLS de Karl Platt e Stefan Sahm que venceram em 2007 e 2008 e procuram um Hat Trick; mas vão ter competição acesa por parte de Thomas Dietsch e Tim Boehme da TEAM BULLS 2; outra equipa a ter em conta é a da MULTIVAN MERIDA de Hannes Genze e Andreas Kugler e pode ser que da África do sul venha a surpresa de Kevin Evans e David George da MTN ENERGADE (que já vimos no Cape Epic e que normalmente andam sempre no pelotão da frente.) Atenção também para o Alban Lakata e Dave Wiens da TOPEAK ERGON RACING. ( A verdade é que com 44 anos Dave Wiens é uma incógnita).

Nas hostes portuguesas a animação continua e ânsia de pedalar é cada vez mais. E por acaso até acho que isso pode ser benéfico para os homens da Sport Zone /Despertar SC pois comentam por aí que o Renato Hernandez e o Rui Torpes quanto mais vontade têm de andar mais rápidos se tornam. E nós torcemos para que nos presenteiem com uma boa classificação final.

Assim a primeira etapa do JEANTEX BIKE TRANSALP powered by NISSAN vai ser a ligação entre Reith im Alpbachtal (AUT) – Mayrhofen (AUT) e vai ter como grande desafio a subida para o Geiseljoch que será de certeza muito desafiante. NO geral serão cerca de 88 km com mais de 3.300 metros de acumulado de subida. E tudo em apenas 3 subidas e 3 descidas.

Agora deixo algumas imagens do circo montado em Reith in Alpbachtal.




Por hoje é só que agora temos de ir conhecer a Áustria.

Do TRANSALP para o mundo
Um abraço e pedalem muito
TEAM M&M - Motovedras
NUNO MACHADO - ANDRÉ MALHA - ABÍLIO CARVALHO

sexta-feira, 17 de julho de 2009

TEAM M&M - Motovedras -Mitenwalld Dia 0


Estimados

Após uma viagem de mais de 2.400 km e mais de 26 após o arranque no M&M - Mobile, chegamos a MItenwalld na Alemanha. Fica perto de Munique.




Já estavam os Portugueses do Despertar SC no parque de Caravanas e lá voltamos nós à azáfama de uma "Epic Race".

Na viagem conseguimos passar por Portugal, Espanha, França, Suiça, Áustria e Alemanha. Acho que nunca tinha feito uma tirada tão grande de carro e posso dizer que mal caímos na cama capotamos completamente.

Hoje já demos uma volta de cerca de 35 km e gostamos do que vimos pelo menos a paisagem promete muito com muita água, montes e algum gelo. e as subidas são boas.




No treino de hoje fomos completamente trucidados pela velocidade dos homens do Team Bulls onde ia o Thomas Diestch (campeão francês de Maratonas) que este a ano só venceu o TransGermany e agora está aqui como uma máquina, na companhia de Stefen Saham e Karl Platt.




Mitenwalld fica mesmo no sul da Alemanha bem encostado à Áustria e é daquelas vilas que parecem tiradas do anuncio da Nestlé em que o comboio ia passando por vários locais.

Deixo algumas fotos:





Quanto ao que se vai passar daqui para a frente aqui fica um pouco do dia de amanhã: o dia já promete com uma etapa de 73 Km e cerca de 1900 de acumulado o dia não será por certo dos mais difíceis mas parece que pode existir possibilidade de alguma neve. Mas vamos esperar que seja apenas depois de passarmos os 2.000 mts de altitude que amanhã não vai acontecer vamos andar pelos 1600 no máximo.
De resto vamos ter 3 subidas com a ultima a ter cerca de 20 kms. Mas de certeza que
vai correr bem.



Do TRANSALP para o mundo
NUNO MACHADO - ANDRÉ MALHA - ABÍLIO CARVALHO

TEAM M&M - Motovedras
Força Resistência Energia

Powered by:
Motovedras
Pedro Maia
Bike Magazine
BttMagazine
Gold Nutrition
KontraProduções

segunda-feira, 6 de julho de 2009

TRANSALP MUITO PERTO

estimados

Cada vez está mais perto a partida para esta grande prova. O tiro é já no próximo dia 18 de Julho e a nossa caravana segue rumo aos ALPES no dia 15 de manhã.

Vão ser 8 dias com pouco mais de 660 Km mas com mais de 22.000 mts de acumulado.

Só por curiosidade deixo aqui alguns numeros:

HOras de treino desde Janeiro de 2009 - mais de 250 horas - entre estrada; mato, estática e ginásio
JUntos eu e o André perdemos mais de 14 ou 15 kilos

Estivemos em provas como:
Portalegre
Serpa
Maratona do Centro
Geo Raid S. Pedro do Sul
Geo Raid Serra da Estrela
Arruda Montejunto
24 horas de lisboa
Parte da travessia de Portugal

Fizemos milhares de Km de gozo com o pessoal de Torres Vedras.

Agora é só agarrar e levar a bom termo o grande esquema de treino do MISTER MONSTER MASTER MAIA, não descurar a alimentação ou os senhores da GoldNutrition ralham com o TEAM M&M - em especial a Dra- Ana Andrea e o Grande Doutor quase mestre - Vítor Gamito.

Ainda temos de lavar os equipamentos da COFIDES para irem limpinhos e bem cheirosos para o tratamento que lhe vamos dar.

O Carvalhinho da Motovedras já está a tratar de por as Specialized Epic S- Works a trabalhar como um relógio.

Conseguimos fazer tudo entre trabalho e vida pessoal, temos orgulho porque nada ficou para trás e agora só temos de ir ali aos ALPES pedalar muito.

Lá para dia 14 devemos fazer um jantar aqui em Torres depois colocamos mais noticias.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado
EPIC RIDER

TEAM M&M - Motovedras
Força; Resistência; Energia

Powered by:

Pedro Maia
BttMagazine
Bike Magazine
Cofides
GoldNutrition
KontraProduções