domingo, 27 de março de 2011

ABSA CAPE EPIC - Prólogo

Bem cedo começou o nosso dia para um pequeno almoço às 5h30m.

O arranque do autocarro que nos ia levar até à zona de partida do prólogo arrancava às 7h30m, não sem antes termos carregado os nossos "pequenos" sacos.

O arranque do prólogo foi dado muito cedo dentro do parque de "Tokay Forest", mais uma das muitas reservas naturais da zona de Western Cape.

O prólogo, em regime de contra-relógio, ponha todas as 600 equipas a arrancar em intervalos de 30 segundos.

O arranque dado em relva no meio de um pequeno estádio tinha mais de 3.000 pessoas a assistirem, ao longo do traçado de quase 28 kms e com cerca de 700 mts de acumulado de subida.



As duplas portuguesas foram "entrando ao serviço" ao longo da manhã, pela ordem de entrada - Barcelos- Portugal; MOVEFREE; Aventura Gislotica, Giant - Pacto - DS do Luís Leão e Roberto Heras.



Todas concluíram o prólogo embora em classificações bem distintas.

Giant-Pacto-DS - 19º da geral e da categoria
Aventura Gislotica - 78º da categoria 101º da Geral
Barcelos Portugal - 97º da categoria 137º da Geral
MoveFree - 182º da Categoria 283º da Geral

O prólogo descreve-se muito facilmente em duas palavras "Muito bom".



Foram 27 kms de puro BTT - subidas duras, descidas alucinantes e rápidas e mais de 10km de singletracks com tudo, pedra; areia; raízes; drops; pontes de madeira, pedra escondida, e zonas muito técnicas a subir a descer.



Acho que em 27 kms conseguiram condensar o que se pretende do BTT e o que nos vai esperar nos próximos 7 dias.

De salientar que o calor aqui é muito e hidratar é palavra de ordem. Hoje só tivemos 33º Cº. O que não é mau para quem andou a treinar no Inverno.

O que melhor me lembro são das pedras escondidas que me conseguiram deitar ao chão duas vezes e deixaram uma grande mossa no polar - por falar nisso tenho de ir ver se é possível trocar por um que não parta.

O Diogo, com a sua paciência, lá me perguntou se eu queria ir mais devagar, ao que eu respondi que não que queria era chegar ao fim porque já estava farto de cair.

Mas é claro hoje foi só o prólogo agora falta tudo o resto e o importante é chegar ao fim.

Palavra de muita força para o nosso Português Mário Roma que está a fazer um grande desafio: o Mário que reside no Brasil e é um especialista neste tipo de provas este ano decidiu elevar a fasquia, e em vez de vir com a sua companheira de aventura - Adriana Nascimento - decidiu atacar om os trilhos do Cabo em Tandem na companhia do Belli Adauto. Andar de tandem não é fácil e mais difícil se torna quando o nosso parceiro é invisual como é o caso do Belli Adauto.

Se o Mário é louco? Isso já sabíamos! Mas o que mais impressiona é a confiança que o Belli tem no Mário. Como o próprio Belli nos disse: "Eu tenho que confiar mais nele de que a própria mulher. Porque ela vê o que ele anda fazendo"

E hoje é tudo. Amanhã com sorte conto-vos as histórias da primeira etapa que começa e termina em Saronsberg Wine Estate. Vão ser 89 kms com cerca de 2.000mts de acumulado. E os últimos 30km são planos

E este copo é por vocês.




Um abraço e pedalem muito

Nuno Filipe Machado
Diogo Casado Vieira

TEAM MOVEFREE

Sem comentários: