quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

FALAR DO TRANSPORTUGAL 2007 - Dia 4

Dia 4 - Ladoeiro - Castelo e Vide

Falar da Etapa 4 do TransPortugal é falar de Rio Tejo e de entrada no Alentejo. É verdade ao fim de 4 dias já atravessamos metade do país e deixamos para trás o Alto Douro, a Beira Alta e a Beira Baixa. É ainda dia de se falar de uma grande coincidência, 3 quedas no mesmo local por BTTistas diferentes, a Filomena, o Adriano e, se não estou em erro, o Cláudio. Todos eles caíram dentro de um Eucaliptal mas sem problemas de maior.

A etapa do dia é composta por várias fases, a 1ª fase é muito rápida e leva-nos junto ao rio durante os primeiros 25 Kms, onde se aproveita para rolar o mais rápido possível para se ganhar tempo para o que ainda vem. E assim sempre com a água à vista vamos esticando as pernas até perto de Lentiscais. Aqui começa uma 2ª fase de sobe e desce ao bom estilo rompe pernas que nos permite atravessa o Ponsul e seguir em direcção a Monte Fidalgo e logo em seguida até Perais para mais uma zona de sobe e desce e depois uma zona de pedra rolada onde a Scott Spark 10 vai sempre agarrada ao chão e a evitar os maus tratos do meu corpo. Esta parte leva-nos até Vila Velha de Rodão, onde se atravessa o Rio Tejo e onde aproveito para comer e descansar um pouco para preparar a 3ª fase.

A 3ª fase começa em Vila Velha de Rodão e leva-nos sempre junto ao Rio Tejo, numa espécie de varanda onde vamos rolando, subindo e descendo até Salavessa. Aqui sigo com um grupo de quatro e lá vamos seguindo entre curvas e contra curvas sempre com o rio aos nossos pés até entrarmos na 4ª fase do dia que nos leva de Salavessa até à base de Castelo de Vide, primeiro por um pouco de alcatrão, depois pelo meio de uns Eucaliptais, em seguida encontro o Adriano um pouco combalido de uma queda mas quando o convido para seguir comigo, mas a verdade é que fui eu que não consegui ir com ele. Lá seguiu com o seu ritmo até Póvoa e Meadas onde paro para uma Coca Cola e onde encontro o Miguel e o Jorge Cunha, que estavam a fazer esta etapa por pura diversão. Arranco e rapidamente chego à ultima fase. A 5ª fase leva-nos para a linha de meta já dentro de Castelo de Vide a verdade é que esta fase é a cereja no topo do bolo. Só falta fazer a calçada medieval (agora com uns troços em alcatrão) , assim se vai subindo a encosta entre ganchos que vão inclinando cada vez mais, depois um curto troço com uns degraus, é tempo de atravessar a estrada e fazer os últimos 100 mts já dentro do castelo e chegar até à meta após cerca de 6h 45m perto da Scott Spark 10.

Tempo para ir até à tenda do reforço, tempo para banho, tempo para lavar a roupa, tempo para a massagem, perceber se tudo estava bem com o Adriano, rir um pouco com as aventuras do João Marinho (ou bebé Marinho). E tempo de jantar com uma mesa recheada de gente onde destaco a Carol Silvera (uma americana com avós Açorianos )e a Irmã. Tempo para pensar no descanso para a etapa que estava para vir e que em condições normais seria muito dura.

E quando eu já pensava em dormir eis que chega o André e a Bebé Cunha que vinha dar-lhe uma massagem. Pelos gritos que o André deu acho que foi mais uma valente tareia. Mas ao menos o André aprendeu o método de respiração de Lamaze.

Depois na manhã seguinte nem vos conto o que aconteceu.

Ou melhor conto na próxima etapa

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50

Sem comentários: