quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

TEAM M&M - NOVIDADES - Sobreiro Curvo

Estimados o Cape Epic está cada vez mais próximo. Já só faltam 35 dias a nossa primeira pedalada em terras africanas.

Neste momento continuamos com o nosso plano de treinos que tentamos cumprir dentro dos limites horários que o trabalho e a vida pessoal nos permitem.

E assim durante a semana passada treinamos separados durante toda a semana, fruto de uma deslocação profissional, mas mesmo assim consegui fazer quase 3 horas de ginásio e ainda trocar algumas ideias com o João Marinho e o José Silva (esses dois fenómenos).

Sexta feira a aproveitei para ir buscar a nova Scott Spark, já com as alterações feitas, de onde destaco o guiador plano - Scott pilot combo. Para mim esta é a grande alteração uma vez que é a primeira vez que monto um flat bar. O que me tira ainda mais confiança a descer.

Sábado volto ao treino de estrada e volto ao volume e à habituação do corpo a estar em cima da bicicleta. Arranco do Ameal vou a Montejunto, desço para Pragança; faço uma série de velocidade até ao Bombarral, descanso até à subida para o Reguengo Grande, aproveito a subida para elevar um pouco a pulsação, sigo para a Lourinhã, Sta. Rita, Sta Cruz, Silveira e volto a Torres Vedras (agora com vento contra) para fazer os últimos kms até casa. Ao todo cerca de 5 horas em cima da bicicleta.

Tempo de começar a preparar a saída de mato do dia a seguir - 5ª Passeio do Sobreiro Curvo

O Domingo começou cedo e sob ameaça de de grande chuvada, felizmente que as previsões do dia apontavam para que a descarga só começasse por volta das 13horas. Aproveitamos o facto de o passeio ser perto de casa e fomos já montados e a pedalar em direcção ao Sobreiro Curvo. primeiro contacto com a nova posição, frente mais baixa e consequentemente melhor a subir. Ia ser dia de experimentar de novo uma Fox.

Chegamos ao Sobreiro e tempo para as conversas de ocasião no stand da MOTOVEDRAS , chegada de mais alguns ilustres ao Stand, nomes como Vítor Gamito, Marco Almeida, Diogo Vieira, os ultimos em preparação para o TransPortugal Garmin, e a conversa seguía.

Ultimar a partida e combinar com o André como íamos fazer o passeio, se com corda solta e cada um por si ou se íamos experimentar o regime Cape Epic de não nos separarmos. A decisão caiu em experimentar o regime Cape Epic, claro está que a lei de Murphy fez com que afinal fosse corda solta. Já explico.

O mapa de treino indicava 3h a 3h30m calmo e como só levei água sem GOLDRINK, o treino de calmo não teve nada.

Assim que se arrancou o André colou-se ao grupoda frente que arrancou muito rápido e eu fiquei "tamponado" um pouco mais atrás junto com o Diogo, pequena volta pelas ruas do Sobreiro Curvo. Tempo para o Diogo quase ir ver o interior de um carro, ajudado pelo BTTista do lado. Entrada no mato, e eis quando a organização nos manda virar à esquerda e logo a seguir à direita, deixo de ver fitas de marcação o Vítor Gamito passa por mim como um louco para ganhar lugares e 500mts mais à frente já estamos a voltar para trás, para entrar no trilho correcto. Começávamos de novo o passeio, mas de trás para frente e com 2 ou 3 km a mais.

Penso que se o André for num ritmo mais calmo pode dar para ir buscá-lo e começo a forçar o andamento. O polar ia marcando 90% do ritmo cardíaco e rapidamente percebo que o Isotónico me vai fazer falta. Os primeiros 20 Km foram muito rápidos (para mim) e no primeiro abastecimento informam-me que o André deve estar a 10 minutos. Percebo que ele também vem a andar bem e perco a esperança de me colar lá na frente.

A segunda fase do percurso é bem diferente e começa a exigir muito mais força, está cheio de subidas muitas curtas, areia, singletracks no meio de árvores, zonas técnicas a descer (onde não me sinto muito à vontade) mas lá vou passando as "dificuldades". Tempo de ver o Vítor a subir enquanto eu descia e a dizer que tinha empenado o disco. Até que perto dos 35 Km começo a sentir mais cansaço e decido não forçar mais, diminuo o ritmo - acho que mais também não conseguía. O ritmo cardíaco diminui e passa a rondar os 75% a 85% e começo a ficar com muita fome. Sou obrigado a parar na ultima subida, que normalmente vejo como um falso plano, para comer e fazer os últimos 2 kms.

No final o André já estava à espera,junto com o pessoal da MotoVedras - que me aplaudiram, ou então me chamaram empenado. Já não me lembro. A verdade é que levei uma corda de todo o tamanho (mais de 15 minutos) e como tal vou ter que ir treinar às escondidas. Porque ele deve estar a fazer o mesmo.

Quanto à SCOTT SPARK 10 nova, confesso que gostei da posição de "condução", embora tenha que fazer algumas alterações e gostei bastante do comportamento da FOX. No final tinha apenas pequenas dores nos ombros de andar mais baixo do que o habitual.

E como estava previsto lá começou a chover e assim tivemos de voltar para casa de baixo de uma bela chuvada. A sorte é o corpo humano ser impermeável.

Casa, banho e grande almoço com muitos hidratos preparado pela Isabel.

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado#50
TEAM M&M

Força; Resistência; Energia

Sem comentários: