domingo, 24 de fevereiro de 2008

TEAM M&M - NOVIDADES - TREINOS DE CHUVA

Ora aí está, mais um fim de semana acabou e este foi mais um fim de semana de treinos e dos bons.

A ideia deste fim de semana era rodar a penas e de preferência muitas horas para habituarmos o corpo a fazer muitas horas de esforço e sentir as novas bikes.

O sábado começava bem e sem chuva, embora me sentisse colado à cama, depois de um serão em que eu e o André estivemos a afinar a minha posição na SCOTT CR1 de estrada. E digo-vos que colocar uma Bike ao nosso modo não é coisa rápida de se fazer. Começasse por avaliar as torções de joelho e se são precisas palmilhas e cunhas e só depois passamos para a parte da CR1 e aviso que é preciso pedalar, e bem, para a coisa ficar bem feita. Mas passem na Motovedras e peçam para fazer um fazer um "fit".

Mas voltando ao treino a ideia de Sábado era fazer perto de 6 horas o mais plano possível, e acho que o que ficamos mais perto de cumprir foi o tempo porque de "flat" teve muito pouco. Começou logo com vento contra, e muito - as previsões apontavam para um mínimo de 25km/h com rajadas até aos 50 - e lá fomos tentando avançar alguns kms nestas circunstancias, depois de passar no Rodeio lá apanhamos vento que não era de frente e aproveitamos para rodar mais rápido até ao Cadaval e logo para o Bombarral. Mais um momento descanso e sem chuva e seguimos para o Reguengo Grande no final da subida um pouco de vento a favor e mais uma vez rolamos forte até à Lourinhã. Subimos para a Marteleira e rodamos para o Vimeiro, volta a chover e nunca mais mais vai parar até à porta de casa.

A passagem entre Sta Cruz e a Silveira volta a ser de vento contra, o mesmo acontecendo enquanto vamos para S. Pedro da Cadeira, e começamos a subir para a Picanceira e se já estava mau e duro eis que descobrimos durante a subida que ainda existe uma Picanceira de Cima, o que nos obriga a subir um pooooooouuuuuuco mais. Felizmente que chegou a descida para a Tapada de Mafra, um pouco de descanso sem ver quase nada, pois a chuva não deixa, subida para o Gradil e rapidamente estamos a rolar em direcção a Torres Vedras, aproveitamos a falta de vento para fazer mais um pouco de intensidade e terminamos com a ultima subida, a da Serra da Vila, onde no final provoco o André e o convido a descarregar todo o que ainda tem para dar, como se a vitória dependesse desses últimos metros. Já estava tínhamos feito quase 5h30minutos de baixo de chuva e de muito vento.

A verdade seja dita senti-me muito melhor na bicicleta depois dos trabalhos que fizemos.

O Domingo era para passar em Sintra e abusar um pouco das subidas mais longas que a Serra tem para oferecer, lá fomos acumulando metros sem preocupar com a velocidade, mas com o demorar muito tempo a subir, ainda fomos até ao Guincho, por um bom Single track onde, depois de prender o bar end num ramo, fiz um belíssimo OTB. Mais um pouco de subida e começa a chover muito forte, o que não me ajudava na escolha de trilhos especialmente a subir (não é fácil ter as lentes dos óculos todas cheias de água) e numa subida em que é preciso colocar mais força toco com a roda de trás numa pedra e sou completamente projectado para o lado numa queda com muito estrondo, mas sem consequências. Mais umas subidas e volta ao carro co perto de 30 km e mais de 1.000 mts de acumulado.

Tirando a chuva acho que o Fim de semana foi proveitoso em termos de treino.

Fica ainda um abraço especial para o Ricardo Gomes, Pedro Roldão e Vasco que já não via acho que desde o ultimo Portalegre .

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado#50
TEAM M&M

Força; Resistência; Energias

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

TEAM M&M - NOVIDADES - Sobreiro Curvo

Estimados o Cape Epic está cada vez mais próximo. Já só faltam 35 dias a nossa primeira pedalada em terras africanas.

Neste momento continuamos com o nosso plano de treinos que tentamos cumprir dentro dos limites horários que o trabalho e a vida pessoal nos permitem.

E assim durante a semana passada treinamos separados durante toda a semana, fruto de uma deslocação profissional, mas mesmo assim consegui fazer quase 3 horas de ginásio e ainda trocar algumas ideias com o João Marinho e o José Silva (esses dois fenómenos).

Sexta feira a aproveitei para ir buscar a nova Scott Spark, já com as alterações feitas, de onde destaco o guiador plano - Scott pilot combo. Para mim esta é a grande alteração uma vez que é a primeira vez que monto um flat bar. O que me tira ainda mais confiança a descer.

Sábado volto ao treino de estrada e volto ao volume e à habituação do corpo a estar em cima da bicicleta. Arranco do Ameal vou a Montejunto, desço para Pragança; faço uma série de velocidade até ao Bombarral, descanso até à subida para o Reguengo Grande, aproveito a subida para elevar um pouco a pulsação, sigo para a Lourinhã, Sta. Rita, Sta Cruz, Silveira e volto a Torres Vedras (agora com vento contra) para fazer os últimos kms até casa. Ao todo cerca de 5 horas em cima da bicicleta.

Tempo de começar a preparar a saída de mato do dia a seguir - 5ª Passeio do Sobreiro Curvo

O Domingo começou cedo e sob ameaça de de grande chuvada, felizmente que as previsões do dia apontavam para que a descarga só começasse por volta das 13horas. Aproveitamos o facto de o passeio ser perto de casa e fomos já montados e a pedalar em direcção ao Sobreiro Curvo. primeiro contacto com a nova posição, frente mais baixa e consequentemente melhor a subir. Ia ser dia de experimentar de novo uma Fox.

Chegamos ao Sobreiro e tempo para as conversas de ocasião no stand da MOTOVEDRAS , chegada de mais alguns ilustres ao Stand, nomes como Vítor Gamito, Marco Almeida, Diogo Vieira, os ultimos em preparação para o TransPortugal Garmin, e a conversa seguía.

Ultimar a partida e combinar com o André como íamos fazer o passeio, se com corda solta e cada um por si ou se íamos experimentar o regime Cape Epic de não nos separarmos. A decisão caiu em experimentar o regime Cape Epic, claro está que a lei de Murphy fez com que afinal fosse corda solta. Já explico.

O mapa de treino indicava 3h a 3h30m calmo e como só levei água sem GOLDRINK, o treino de calmo não teve nada.

Assim que se arrancou o André colou-se ao grupoda frente que arrancou muito rápido e eu fiquei "tamponado" um pouco mais atrás junto com o Diogo, pequena volta pelas ruas do Sobreiro Curvo. Tempo para o Diogo quase ir ver o interior de um carro, ajudado pelo BTTista do lado. Entrada no mato, e eis quando a organização nos manda virar à esquerda e logo a seguir à direita, deixo de ver fitas de marcação o Vítor Gamito passa por mim como um louco para ganhar lugares e 500mts mais à frente já estamos a voltar para trás, para entrar no trilho correcto. Começávamos de novo o passeio, mas de trás para frente e com 2 ou 3 km a mais.

Penso que se o André for num ritmo mais calmo pode dar para ir buscá-lo e começo a forçar o andamento. O polar ia marcando 90% do ritmo cardíaco e rapidamente percebo que o Isotónico me vai fazer falta. Os primeiros 20 Km foram muito rápidos (para mim) e no primeiro abastecimento informam-me que o André deve estar a 10 minutos. Percebo que ele também vem a andar bem e perco a esperança de me colar lá na frente.

A segunda fase do percurso é bem diferente e começa a exigir muito mais força, está cheio de subidas muitas curtas, areia, singletracks no meio de árvores, zonas técnicas a descer (onde não me sinto muito à vontade) mas lá vou passando as "dificuldades". Tempo de ver o Vítor a subir enquanto eu descia e a dizer que tinha empenado o disco. Até que perto dos 35 Km começo a sentir mais cansaço e decido não forçar mais, diminuo o ritmo - acho que mais também não conseguía. O ritmo cardíaco diminui e passa a rondar os 75% a 85% e começo a ficar com muita fome. Sou obrigado a parar na ultima subida, que normalmente vejo como um falso plano, para comer e fazer os últimos 2 kms.

No final o André já estava à espera,junto com o pessoal da MotoVedras - que me aplaudiram, ou então me chamaram empenado. Já não me lembro. A verdade é que levei uma corda de todo o tamanho (mais de 15 minutos) e como tal vou ter que ir treinar às escondidas. Porque ele deve estar a fazer o mesmo.

Quanto à SCOTT SPARK 10 nova, confesso que gostei da posição de "condução", embora tenha que fazer algumas alterações e gostei bastante do comportamento da FOX. No final tinha apenas pequenas dores nos ombros de andar mais baixo do que o habitual.

E como estava previsto lá começou a chover e assim tivemos de voltar para casa de baixo de uma bela chuvada. A sorte é o corpo humano ser impermeável.

Casa, banho e grande almoço com muitos hidratos preparado pela Isabel.

Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado#50
TEAM M&M

Força; Resistência; Energia

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

TEAM M&M - NOVIDADES - TELEVISÃO

Estimados Hoje conto-vos como correu a nossa presença na TVI no passado dia 11 de Fevereiro.
Diga-mos que foi uma bike trip diferente das que estamos habituados.

Primeiro foi diferente porque não precisamos de levar connosco nem os jerseys, nem os calções nem os sapatos de encaixe, bastou levarmos as bikes (novas 0 km) e a nossa roupa casual, onde figuram os nossos sponsors.

Apanhei o André em casa, bem cedo, e levamos a Spark e a Epic até Queluz aos estúdios da TVI.
Paragem para pequeno almoço e chegada aos estúdios em cima das 9h como combinado. Pelo caminho fomos tentando prever quais as perguntas que nos iriam sair em sorte. Acho que não acertamos em nenhuma.

No estúdio tempo para retoques de maquilhagem e para um pouco de conversa com a parte de produção do programa, momento em que ficamos a saber que vamos entrar em estúdio montados nas bicicletas. Era a novidade da manhã.

Entramos no estúdio do programa e por trás de uma porta ouvíamos a Cristina a apresentar dois portugueses que vão fazer uma espécie de Dakar do BTT, uma prova na África do Sul que é o CAPE EPIC.

Lá entramos para os primeiros km's das bikes novas e para uma curta conversa sobre a prova, o BTT, os medos, os patrocinadores, os treinos,e eis que sinto um dedo na minha perna, era a Cristina (apresentadora) a constatar se os treinos estavam a surtir efeito, o que gerou grande tumulto na plateia, ou não fosse a Cristina uma grávida a apalpar uma perna de homem, Em directo na televisão. Tempo para sair do estúdio de novo montado nas nossa bikes que assim ficavam com os primeiros 10mts feitos.

Foi tempo de voltar a correr para Torres Vedras e aproveitar o facto de estarmos com a "roupa de serviço" para tirar umas fotos com o nosso amigo Abílio Claro.



Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50
TEAM M&M - Grupo Desportivo Operário

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

TEAM M&M - NOVIDADES - BIKES

NUNO MACHADO RECEBE SCOTT SPARK 10 PARA REALIZAR O CAPE EPIC 2008

Foi das mãos do Jaime Almeida, do Stand Jasma, que no passado dia 4 de Fevereiro, o atleta do TEAM M&M – Grupo Desportivo Operário, Nuno Machado, recebeu a arma com que vai atacar as longas e duras etapas do CAPE EPIC 2008.

Para ultrapassar os 9 dias de prova o Nuno conta com a fiabilidade da Scott Spark 10, o conforto dos sapatos Scott MTB Limited e a segurança, que não quer experimentar, do capacete Scott Fuga.

Assim este será mais um ano em que se mantêm a ligação da Scott/Stand Jasma/Outside ao Nuno Machado. Ligação essa que começou no ano de 2005 e que tem permitido ao Nuno efectuar as provas por etapas que tem realizado nos últimos anos e de onde destacamos o 8º lugar no TransPortugal Garmin de 2005.

Agora só falta chegar a EPIC do André para começarmos a treinar com as novas Bikes.


Um abraço e pedalem muito

Nuno Machado#50
TEAM M&M

Força, Resistência, Energia