terça-feira, 8 de janeiro de 2008

FALAR DO TRANSPORTUGAL 2007 - Dia 8


Caldas de Monchique - Praia da Mareta/Sagres - 95 Km

Como é normal e como avançávamos para o ultimo dia, já se sentia alguma nostalgia no ar. E eu, embora não estivesse alheio a essa situação, estava mais preocupado com o facto de as minhas pernas não quererem pedalar.

O dia divide-se em dois momentos, o antes da Carrapateira e o após Carrapateira, este é o dia em que vamos ver o mar.

Mas a verdade é que de manhã as minhas pernas teimavam e não responder e a vontade de pedalar era nula, só chegou quando ao fim dos 10 kms só apanhado pelo André "sweeper" Malha (Part of Team M&M) e pelo grupo que o acompanha. Ainda tempo de passarmos pelo Sul Africano que fica tristíssimo, tal como eu, ao perceber que estava junto do Sweeper. Bem e, felizmente, lá me chegou a vontade de pedalar e consegui encontrar um ritmo que me fez passar por vários atletas entre os quais o grande Bebé Adriano com quem segui uns 10 minutos em que não paramos de rir com as tonteiras que íamos dizendo um ao outro.

Entramos na Serra de Espinhaço de Cão e rapidamente seguimos pelo meio de um pinhal em direcção à aldeia de Bordeira, aqui cruzo com vários atletas incluindo a Filomena, faço-lhe uma vénia e tiro-lhe o chapéu ela estava prestes a tornar-se a primeira portuguesa a concluir o TransPortugal - PARABÉNS. Sigo em direcção à Carrapateira, já sinto o cheiro a mar. Paragem para uma Coca-Cola (afinal estou na praia). Mais uma curta subida e já vejo o mar. sigo pela falésia sempre com o mar do meu lado direito, sou acompanhado por um grupo de motards que me vai servido de escolta nesta paisagem formidável, desço para o parque de estacionamento e lá está um curto singletrack a subir bem na beira da falésia. Desmonto nesta fase não vale a pena correr riscos. Mais uma boa descida e mais um singletrack a subir, continua a subir volto a cruzar com mais atletas, trocamos palavras de ânimo que está a acabar, passagem pelo meio de um pinhal com um pouco de areia. Tempo para descer até à praia da Barriga e começar de novo a subir em direcção à falésia. Estou cada vez mais perto. Já vejo a descida para a Cordoama, é preciso cuidado acrescido para fazer o "fio-dental". Paro e bebo mais uma Coca- Cola, (pago 3 Euros e sei que estou no Algarve). Falta fazer a ultima subida do TransPortugal. Dou o que ainda tenho afinal é a ultima subida e o fim está ali, só faltam 15 kms.

Após a subida acelero pois a tendência é descida e no meio de um estradão cheio de lombas lá vou avançando, com a Scott Spark 10 parece a direito. Já vejo a fortaleza faltam 8 Km, estou a acabar (confesso que me sinto mais forte que toda a gente). Saio da zona da Arriba e sigo por um pouco de estrada. Volto a entrar no trilho e não tiro a talega nem por nada, quero é chegar e rápido. Rapidamente estou na estrada nacional em direcção a Sagres viro para a Fortaleza entro no parque de estacionamento, estou de novo na falésia e já vejo a meta, faltam 500mts. Já cheguei. Corto a meta saúdo que está e me aplaude encosto a Spark e corro para o mar, Confesso que foi o melhor mergulho da minha vida.

Já estava tinha concluído pela 3ª vez o TransPortugal .Foi fintado por um manipulo de mudanças mas isso agora já não interessava. um a um lá foram chegando os que faltavam e lá fomos festejando entre mergulhos, uns voluntariamente, outros obrigados (como foi o caso do António Malvar), e cerveja, hoje merecíamos a cerveja.

Esta foi sem duvida a TransPortugal mais dura que fiz.

Tenho que agradecer a quem me ajudou, Stand Jasma e Kontra Produções, e a todos os outros que sabem quem são e que me tem apoiado ao longo destes 5 anos de BTT.

Resta-me dar os parabéns a toda a organização e todos os que deram um mergulho em Sagres e em especial à Filomena, ao Pepe por ter ganho, ao João Marinho por ter sido o português mais rápido e ao Ricardo Melo por ainda não ter falhado nenhum TransPortugal.

Isto que vos contei é BTT no seu estado mais puro.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50 - Part of Team M&M

Força; Resistência; Energia

1 comentário:

IronMena disse...

Viva Nuno!

Que bom "reencontrar", nem que seja na blogosfera (ou através de interpostas pessoas...) amigos do TransPortugal!

Muito obrigada pelas tuas palavras de apreço pela minha participação. Vocês é que foram todos fantásticos comigo!

Ler o teu relato fez-me reviver uma das semanas mais duras, mas uma das mais espectacular, da minha vida! Foi um gosto conhecer-vos a todos e conhecer o Portugal profundo, fora de estrada.

Muita sorte é o que vos desejo para o EPIC, que é um sonho para qualquer um de nós! APROVEITEM BEM cada km, e depois contem-nos a história.

Estamos convosco e contamos convosco!

Filomena
http://filomenaladyblue.spaces.live.com/