quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

HOJE ESTOU VENDEDOR

ESTIMADOS HOJE ACORDEI COM VONTADE DE VENDER AS MINHAS BICICLETAS, NÃO SE ASSUSTEM PORQUE VOU CONTINUAR A ANDAR, VOU É TER NOVAS MÁQUINAS QUE APRESENTO MUITO BREVEMENTE. ASSIM TENHO PARA VENDA AS SEGUINTES BICICLETAS

SCOTT SPARK 10 tam M- 2007 - COM MUITOS EXTRAS - BTT

SCOTT CR1 tam 52- 2007 - COM MUITOS EXTRA - ESTRADA


SE ALGUÉM ESTIVER INTERESSADO ENVIE EMAIL PARA MCSHADE50@GMAIL.COM UM ABRAÇO E PEDALEM MUITO Nuno Machado

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CAPE EPIC MAIS PERTO - TEAM M&M

Bem cada vez que olho para o calendário falta cada vez menos tempo, e a ansiedade já começa a apertar, hoje faltam 57 dias (menos de dois meses) para começarmos a nossa aventura.

Os treinos esses seguem em ritmo alucinante e no passado Domingo experimentamos mais um bom treino de BTT em que decidimos largar a corda e fazer o melhor que conseguíssemos na Maratona da OTA. E a meu ver acho que conseguimos um bom tempo. E para provar que estamos com ritmos idênticos eis que mesmo nunca nos preocuparmos com a distancia entre o Machado e o Malha a verdade é que no final tínhamos pouco mais de 1 minuto de diferença entre os dois. E isto é um bom indicador.

Quanto à martona em si devo dizer que apreciei bastante os trilhos eram diversificados e houve de tudo desde o rápido de alguns estradões, até ao muito lento de algumas subidas em que a "talega pequenina" teimava em ser utilizada.

No inicio arrancamos no final do grupo o que me deu a estranha sensação de quase não ter sido ultrapassado durante todo o percurso, excepção feita a dois BTTistas que passei na primeira subida após os 43 km e que voltaram a passar por mim já nos ultimos 2 Km, o que pode indicar que no final já não estava com a mesma disponibilidade. O que quer dizer que tenho de treinar mais.

E como tenho de treinar vou ali e já venho.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50
TEAM M&M

Força; Resistência; Energia

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

CAPE EPIC MAIS PERTO - TEAM M&M

Estranhamente hoje fui ao site do Cape Epic e lá reparo que já só faltam 66 dias para começar a ultima fase da aventura do TEAM M&M.

Penso que de facto a prova em si será mesmo a ultima fase de um projecto TEAM M&M - Off Road To Cape Epic.

Os treinos vão seguindo e já estamos na 3ª fase do nosso esquema de treinos, treinos esses que estão a dar resultados, pelo menos eu penso assim. Aliás a forma como subimos ontem até Montejunto permite-me pensar que sim.

O treino de ontem foi dos treinos em que mais me diverti, encontrei gente que não via deste o TransPortugal e viemos em grupo nada preocupados com o tempo que íamos demorar ou que média íamos fazer, o importante era que a média fosse igual para todos, e lá fizemos os 70 e tal Km do Arruda, Montejunto, Arruda, como se fôssemos uns miúdos que saem de manhã para andar de bicicleta e só voltam a casa ao final do dia, cansados, bem dispostos e com a barriga cheia de trilhos e pedaladas.

E mesmo quando foi duro todos superamos o obstáculo ou a cantar ou a contar anedotas, das quais hoje não me riria de nenhuma mas que na altura são espectaculares e fazem perder a pouca força que ainda resta. - RESUMINDO FOI UM GRANDE DIA DE BTT.

Voltando aos treinos esses lá vão continuar em ritmo cada vez mais intenso até ao dia da primeira pedalada em terras africanas.

Até lá um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50

Team M&M

Força, Resistência e Energia

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

TEAM M&M - NOVIDADES - ALIMENTAÇÃO/SUPLEMENTAÇÃO

Hoje deixo-vos espreitar o meu pack de Nutrição que a GOLDNUTRITION me preparou
Mas passemos a uma curta apresentação de cada um dos produtos

L- Carnitina 2000mg
GoldNutrition® -
  • Definição abdominal
  • Perda de gordura
  • Programas de controle de peso
  • Aumentar a performance em modalidades de endurance
  • Facilitar a recuperação, após o exercício

A L-Carnitina pode aumentar a performance, através da utilização das gorduras, como fonte energética, poupando o glicogénio. Melhora também a utilização do oxigénio e reduz os níveis de lactacto e piruvato, após o exercício, acelerando a recuperação e beneficiando, quer o treino anaeróbio, quer o aeróbio1. Estudos recentes mostram que a L-Carnitina aumenta significativamente a utilização da gordura durante o exercício.

Modo de tomar:Tomar um vial por dia, de preferência, uma hora antes do exercício. Não exceder a toma diária recomendada


TOTAL WHEY
GoldNutrition® - Suplemento proteico

- Evita a destruição do tecido muscular que ocorre durante o treino intenso e consecutivo. - Aumenta a performance e atrasar a fadiga. - Estimula a síntese proteica após o exercício. - Acelerar a recuperação.

Modo de tomar: tomar ½ dose antes do exercício e uma dose (2 medidas) imediatamente após o treino, misturada com hidratos de carbono (Goldrink GN®)


GOLDRINK GoldNutrition® - Isotónico

- Hidratação
- Prevenção Hipoglicemia
- Potenciar a performance, atrasar a instalação da fadiga durante o treino/competição
- Acelerar a recuperação pós esforço


Modo de tomar: tomar antes, durante e após a actividade física
- Antes do exercício (1 a 2 h antes): beber 500 a 600 ml
- Durante o exercício: 250 ml a cada 15-20’
- Após o exercício: por cada kg de peso perdido, beber 1,5 l de Goldrink.


Supreme Gainers GoldNutrition® - Recuperador

  • Batido de Hidratos de Carbono e Proteinas 100% do Soro do Leite
  • Ganho de peso e volume muscular
  • Aceleração da recuperação em modalidades desportivas

Contém proteínas de alto valor biológico, sendo riquíssima em hidratos de carbono (maltodextrinas e frutose) e com um baixo teor de gordura.

As proteínas contidas nesta fórmula, são obtidas, exclusivamente, a partir do soro do leite , as quais têm uma composição muito semelhante ao músculo humano. A sua digestão é mais rápida, permitindo uma eficaz síntese proteica com o consequente aumento único da força e da massa muscular.

Este tipo de proteínas são as mais eficazes na prevenção da fadiga e na manutenção do tecido muscular, evitando a sua degradação pós-treino e promovendo um aumento único da força e da massa muscular .


Extreme Bar GoldNutrition® - Alimentação durante o exercício

A barra nutricional Extreme Bar GoldNutrition® foi concebida para ajudar os atletas nos seus treinos e/ou competições, com o objectivo de lhes fornecer um fonte rápida de energia, quer através de açucares, quer através de uma boa dose de cafeína.

Aproximadamente 58% de energia contida em Extreme Bar provém dos Hidratos de Carbono.

Extreme Bar contém 25% de proteínas de elevada qualidade na sua composição, para ajudar na recuperação muscular.

A cafeína contida em Extreme Bar contribui para o alerta mental, para atrasar a instalação da fadiga e para promover uma maior degradação da gordura corporal.

Extreme Bar contém ainda 28% das doses diárias recomendadas das vitaminas A, D, C, E, B1, B1, B3, B6, B12, as quais são essenciais para o metabolismo energético.


Extreme Gel GoldNutrition® - Alimentação durante o exercício

O Gel GoldNutrition® é uma fórmula energética sob a forma de gel que repõe as fontes de energia utilizadas durante o exercício físico. Para além disso, restaura o equilíbrio electrolítico e potencia a energia com taurina e guaraná.

Possui 40 mg de cafeína pura por saqueta para estimular a utilização dos ácidos gordos livres.

O Gel GoldNutrition® contém açúcares de alto índice glicémico, para repor a glicemia de forma imediata. Assim, os níveis de energia são restaurados rapidamente garantindo o máximo desempenho durante o exercício. Contém ainda BCAAs para prevenção do catabolismo muscular.


MegaCLA GoldNutrition®

  • Redução da gordura corporal
  • Aumento da massa muscular magra
  • Antioxidante
  • Imuno-estimulante
Nutrivision Plus - Antioxidante

Além de outras características importantes o NUTRIVISION PLUS contêm ÁCIDO ALFA LIPÓICO que é um antioxidante muito eficaz com capacidade para combateros radicais livres em todos os tecidos. É ainda benéfico para os olhos devido à formulação rica em Luteína; Selénio; Zinco e Rutina. (importante para quem tem problemas de visão)

Nota Importante:
1. Os produtos descritos foram destinados e indicados após consulta com especialista em Nutrição, pelo que o mesmo pack pode não ser o mais indicado para outras pessoas
2. Os produtos descritos são suplementos alimentares e não devem, em circunstancia alguma, substituir uma alimentação equilibrada

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50 - Part of Team M&M

Força; Resistência; Energia

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

FALAR DO TRANSPORTUGAL 2007 - Dia 8


Caldas de Monchique - Praia da Mareta/Sagres - 95 Km

Como é normal e como avançávamos para o ultimo dia, já se sentia alguma nostalgia no ar. E eu, embora não estivesse alheio a essa situação, estava mais preocupado com o facto de as minhas pernas não quererem pedalar.

O dia divide-se em dois momentos, o antes da Carrapateira e o após Carrapateira, este é o dia em que vamos ver o mar.

Mas a verdade é que de manhã as minhas pernas teimavam e não responder e a vontade de pedalar era nula, só chegou quando ao fim dos 10 kms só apanhado pelo André "sweeper" Malha (Part of Team M&M) e pelo grupo que o acompanha. Ainda tempo de passarmos pelo Sul Africano que fica tristíssimo, tal como eu, ao perceber que estava junto do Sweeper. Bem e, felizmente, lá me chegou a vontade de pedalar e consegui encontrar um ritmo que me fez passar por vários atletas entre os quais o grande Bebé Adriano com quem segui uns 10 minutos em que não paramos de rir com as tonteiras que íamos dizendo um ao outro.

Entramos na Serra de Espinhaço de Cão e rapidamente seguimos pelo meio de um pinhal em direcção à aldeia de Bordeira, aqui cruzo com vários atletas incluindo a Filomena, faço-lhe uma vénia e tiro-lhe o chapéu ela estava prestes a tornar-se a primeira portuguesa a concluir o TransPortugal - PARABÉNS. Sigo em direcção à Carrapateira, já sinto o cheiro a mar. Paragem para uma Coca-Cola (afinal estou na praia). Mais uma curta subida e já vejo o mar. sigo pela falésia sempre com o mar do meu lado direito, sou acompanhado por um grupo de motards que me vai servido de escolta nesta paisagem formidável, desço para o parque de estacionamento e lá está um curto singletrack a subir bem na beira da falésia. Desmonto nesta fase não vale a pena correr riscos. Mais uma boa descida e mais um singletrack a subir, continua a subir volto a cruzar com mais atletas, trocamos palavras de ânimo que está a acabar, passagem pelo meio de um pinhal com um pouco de areia. Tempo para descer até à praia da Barriga e começar de novo a subir em direcção à falésia. Estou cada vez mais perto. Já vejo a descida para a Cordoama, é preciso cuidado acrescido para fazer o "fio-dental". Paro e bebo mais uma Coca- Cola, (pago 3 Euros e sei que estou no Algarve). Falta fazer a ultima subida do TransPortugal. Dou o que ainda tenho afinal é a ultima subida e o fim está ali, só faltam 15 kms.

Após a subida acelero pois a tendência é descida e no meio de um estradão cheio de lombas lá vou avançando, com a Scott Spark 10 parece a direito. Já vejo a fortaleza faltam 8 Km, estou a acabar (confesso que me sinto mais forte que toda a gente). Saio da zona da Arriba e sigo por um pouco de estrada. Volto a entrar no trilho e não tiro a talega nem por nada, quero é chegar e rápido. Rapidamente estou na estrada nacional em direcção a Sagres viro para a Fortaleza entro no parque de estacionamento, estou de novo na falésia e já vejo a meta, faltam 500mts. Já cheguei. Corto a meta saúdo que está e me aplaude encosto a Spark e corro para o mar, Confesso que foi o melhor mergulho da minha vida.

Já estava tinha concluído pela 3ª vez o TransPortugal .Foi fintado por um manipulo de mudanças mas isso agora já não interessava. um a um lá foram chegando os que faltavam e lá fomos festejando entre mergulhos, uns voluntariamente, outros obrigados (como foi o caso do António Malvar), e cerveja, hoje merecíamos a cerveja.

Esta foi sem duvida a TransPortugal mais dura que fiz.

Tenho que agradecer a quem me ajudou, Stand Jasma e Kontra Produções, e a todos os outros que sabem quem são e que me tem apoiado ao longo destes 5 anos de BTT.

Resta-me dar os parabéns a toda a organização e todos os que deram um mergulho em Sagres e em especial à Filomena, ao Pepe por ter ganho, ao João Marinho por ter sido o português mais rápido e ao Ricardo Melo por ainda não ter falhado nenhum TransPortugal.

Isto que vos contei é BTT no seu estado mais puro.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50 - Part of Team M&M

Força; Resistência; Energia

FALAR DO TRANSPORTUGAL 2007 - Dia 7

Albernoa- Caldas de Monchique - 134 Km

O que dizer quando após seis dias intensos ainda temos pela frente dois dias de prova em que um tem 134 Kms e mais de 3.000mts de acumulado. só temos que perguntar a que horas é a partida e a essa hora estar pronto para arrancar.

O inicio é bastante rápido e leva-nos no meio do famoso "portuguese flat" por entre vinhas e campos até próximo da barragem de Monte da Rocha. Nesta fase começo a ver que me estou a aproximar de dois atletas mas entre o sobe e desce demoro mais entre 20 a 30 minutos até os conseguir alcançar, são o Miguel e o João, os nossos cruzamentos iam tornar-se uma constante durante esta etapa. O João continuava a não estar em forma e as mazelas dos vários dias em cima do selim faziam-se notar. Seguimos em conjunto durante vários Kms e um pouco antes da barragem passamos pelo Pedro Soares, a contas com grandes problemas de estômago, que o fariam desistir neste dia.

É então que se acabam as facilidades e largamos a planície Alentejana para voltar às subidas mais longas e mais duras. Nestas consigo ainda apanhar o António que se queixa de fortes dores nos joelhos e após alguma conversa lá lhe consigo dar um pouco de animo e fazer com que não desista. A segunda subida do dia é um pouco mais dura e obriga mesmo a colocar a famosa "talega pequenina". Passamos pela Filomena e após uma descida retemperadora seguimos pela zona da barragem de Corte Brique volto a partir a corrente, após um bons minutos sou ajudado pelo João e pelo Miguel que voltam a passar por mim.



Seguimos juntos a partir daqui e durante a passagem pelos dois topos da Portela da Igreja e da descida para Santa Clara, onde eles seguem e eu paro abastecer. Em seguida mais uma subida para sair de Santa Clara e sigo para uma das zonas do TransPortugal que mais gosto e que nos leva junto a um ribeiro que somos obrigados a atravessar por 7 vezes, e onde é impossível não molhar os pés.

Depois o dia vai avançando e nós vamos chegando perto das dificuldades do dia. Primeiro a subida da Portela da Brejeira no meio de um eucaliptal, uma subida dura (talvez a mais dura da TransPortugal) que vai oscilando entre o piso mau e o piso muito mau, onde de novo me cruzo com o Miguel e com o João. A subida lá vai seguindo entre ganchos e curvas até chegar a um ponto onde começa a descer da mesma forma que se subiu para nos deixar no meio de um buraco e do qual só podemos sair pedalando em frente em direcção a mais uma subida que parece interminável, que entre curvas e contra curvas de alcatrão nos leva até Monchique. Não sem antes descer um pouco e quando já pensamos que está acabado, lá voltamos a subir mais um pouco para depois iniciarmos a descida para as Caldas de Monchique. Esta descida tornou-se um pouco difícil pois o avançar da hora a juntar à chuva que começava a cair e o facto de estarmos entre árvores ia dificultando a recepção do GPS e consequentemente a progressão.

No final uma ultima descida em paralelo onde o piso escorregadio obrigava a ter algum cuidado.
Mas lá estava a meta e mais um final de dia bem cansativo.

Tempo para retemperar, tomar o recuperador, comer alguma coisa, umas belas batatas cozidas com sal e azeite, queijo, marmelada, o costume de cada final de etapa na tenda do reforço.

Faltava mais um dia e assim aproveitei para estar acordado até mais tarde, mas não sem antes a Mila me ter posto o joelho como novo, após uma excelente sessão de Reiki.

O dia seguir era o ultimo.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50 - Part of Team M&M

Força; Resistência; Energia

FALAR DO TRANSPORTUGAL 2007 - Dia 6

Monsaraz - Albernoa - 145 Km

Depois do valente empeno do dia anterior e em que as horas para descansar foram poucas o dia 6 esperava-nos com 145 Km e um acumulado de perto de 2.300 mts. Existia algum receio e apreensão no momento da partida quanto à forma como iríamos encontrar o terreno, depois do diluvio do dia anterior.

Parti um pouco atrasado fruto da mudança de pastilhas que estive a fazer na Scott Spark 10, e rapidamente começo a apanhar gente parada (o Miguel e o João - em trabalhos com um furo). O inicio do dia é rápido e monótono pois é quase todo em alcatrão, que para já a a única forma de vencer a enorme albufeira do Alqueva.

Aproveito o facto de me sentir bem e rapidamente me chego ao Ricardo Lanceiro, que hoje ainda não tinha aquecido e se queixava um pouco de dores nos joelhos, e juntos lá vamos galgando Kms por entre alcatrão e curtos troços de estradão, falando das coisas mundanas que nos passam pela cabeça nestes momentos, e que incluem as acções de formação, no troço de alcatrão perto de Santo Amador o Ricardo voltou à forma e lá subimos o ritmo em direcção à famosa estrada que acaba no leito de um rio, para começar de novo na outra margem. Fazemos a primeira subida do dia e ao entrarmos em Santo Amador passamos um grupo que se hidratava na fonte que existe no meio da vila.

Seguimos em bom ritmo até à Quinta dos Machados, onde felizmente não apanhamos lama e ao chegarmos a Pias, o Ricardo decide fazer uma paragem muito curta e seguir sozinho, eu acabo demorar um pouco mais entre comer e encher o camelbak,e quando arranco percebo que tenho mais um grupo grande atrás de mim onde se encontram os bem dispostos, Cláudio (felizmente não é o Nogueira) e Jorge Manso. E assim lá vou seguindo a solo em estradão largo e rápido em direcção à ponte do Guadiana, onde começo de novo a ser brindado pela chuva.


Nesta fase mal chego ao alcatrão bloqueio o amortecedor Scott Nude TC e lá vou seguindo em versão rigida até entrar de novo em terra. Nesta passagem entro um pouco na minha travessia de deserto e embora faltem menos de 50Km para o final começo a sentir algum cansaço que me vai acompanhar até quase à zona de Salvada mais um sobe e desce e de novo alguns portões para abrir e fechar, em Salvada começo de novo a sentir-me melhor e preparo-me para os últimos 40 km com mais uma curta paragem, para retemperar o estômago e descansar as pernas (barras e gel a companhia dos meus almoços).

E sigo com a chuva a tornar o terreno cada vez mais pesado entre o típico sobe e desce Alentejano em direcção a Trindade onde me informam que mais à frente, e já dentro de Albernoa, tenho que fazer um bypass ao track para evitar a possibilidade de barro na zona das vinhas.


Rapidamente chego a Albernoa e quando sigo no alcatrão em direcção ao hotel passo pela Carol e convido-a para vir na minha roda e lá vamos fazendo os últimos kms com vento contra. Antes do final ainda tempo para um pequeno susto quando a Carol toca com a roda da frente na minha roda de trás, felizmente sem queda e sem problemas lá seguimos até à linha de meta no Vila Galé de Albernoa.

Tempo para aproveitar o facto de ter chegado cedo para descansar um pouco mais do que o costume, e assim ainda consigo dormir uma sesta que me soube pela vida.

Um abraço e pedalem muito
Nuno Machado#50 - Part of TEAM M&M

Força; Resistência; Energia