sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O caminho até ao Nuno Machado #50 - 5ª Parte

De Benfica para Carnaxide - 7 horas da manhã à porta da ciclonatur

Esta fase irei passar rápido uma vez que a melhor vem a seguir, mas esta também não é má.

Com o tempo e depois de a cabeça ter esquecido o que o corpo sofreu durante Portalegre, lá fui amadurecendo a ideia de fazer o Caminho de Santiago. A emoção dizia que tinha de o fazer, mas a razão dizia que devia era ficar em casa a curtir o sofá, quanto à Isabel lá ia dizendo que o que eu fizesse estaria bem, desde que ela não tivesse que pedalar.

Usei então uma técnica de "auto-convencimento" para ter a certeza de que ia mesmo fazer o Caminho Real Francês, o que fiz foi dizer a algumas pessoas importantes da minha vida que ia fazer essa loucura e assim, quando todos me começaram a perguntar quando é que ia e como estavam a correr os treinos, eu para não dar parte fraca lá tive que começar a preparar tudo para ir.

Portanto já sabem se um dia quiserem cometer uma loucura deste tipo o primeiro passo a dar é marcar a data e contar a um punhado de pessoas. E assim já não podemos desistir se não somos uns "mariquinhas".

Voltei então a fazer contactos com a Ciclonatur/António Malvar e quando o António estava a fazer a Travessia dos Pirinéus eu lá lhe liguei e contei que já tinha feito a transferência para pagar a minha inscrição. Aproveitei ainda para perguntar como é que devia treinar.

O António Malvar primeiro perguntou se eu ainda não tinha começado a treinar - eu claro que disse que sim, na altura menti um bocadinho - e depois disse-me que o melhor era fazer muitas horas seguidas em cima da Bicicleta, tipo 8 horas ou mais. E eu assim fiz.

Lá me fui dividindo entre o trabalho e os treinos. Sempre que saía do trabalho ainda ia dar umas voltas pelo Monsanto, tentava fazer sempre entre os 40 e os 60 Km e ao fim de semana aproveitava o Sábado para ir para Sintra onde chegava por volta das 9 horas e de onde voltava por volta das 19 ou 20 horas - a vida familiar estava a ficar um pouco de lado. No Domingo eu saía de casa também às 9horas dava duas voltas pelo Monsanto e depois, sempre de Bike, seguía para a Praia do Moinho (Junto à Torre em Oeiras) onde a Isabel já me esperava para almoçarmos e fazermos um pouco de praia até que lá regressávamos a casa, a Isabel de carro e eu de Bike.

De fora do comum só me lembro de um dia em que cheguei à praia, sem dinheiro, e como tinha começado a chover a Isabel ficou a dormir com o telemóvel desligado o que não era nada bom pois eu já só tinha uma barra e tinha de voltar para casa, mas queria comer e não tinha dinheiro. Mas esqueci-me de vos dizer que a sorte acompanha os candidatos a peregrinos. E esse era também o dia final da volta a Portugal (8 de Agosto e a volta foi ganha pelo David Bernabéu) com o contra relógio a começar em Oeiras.

E é com este aparato de partida de contra relógio que entro no parque de estacionamento do INATEL de Oeiras, todo o colorido da volta com os camiões das equipas, os mecânicos a prepararem as máquinas, os participantes a fazerem o aquecimento em rolos, e claro, para completar o colorido, lá estava, ao lado do camião da Carvalhelhos Boavista, o carro do meu pai - que diga-se em boa verdade não tem nada a ver com a Volta a Portugal. Liguei-lhe e fiquei a saber que os meus pais tinham vindo à praia mas como tinha começado a chover estavam a almoçar no INATEL. Assim tive de lhes fazer companhia a almoçar e ainda vimos uns quantos ciclistas a arrancarem para os Kms da Volta de 2004 antes de voltarmos para casa, cada um no seu meio de transporte.

A verdade é que este estava a ser um Verão de muita emoção desportiva, pois além dos meus treinos em BTT, tínhamos já conquistado o 2º Lugar no Europeu de Futebol onde só perdemos (2 vezes) com a poderosa selecção Grega. Só faltava a cereja no topo do bolo e isso veio no dia 14 Agosto com a Medalha de prata do Sérgio Paulinho nos Jogos Olímpicos de Atenas. Nesse ano ainda tivemos o privilégio de ver em directo e na integra, duas provas de XC também dos Jogos Olímpicos.

Nessa semana foi também a primeira aproximação que tive ao caminho de Santiago e aos companheiros de viagem, num jantar organizado pelo António Malvar para fazer o primeiro Briefing, onde nos alertou para a primeira subida. Que era só de aproximadamente 30 kms e em plenos Pirinéus.

Como tal o meu ultimo treino foi em Sintra e fui lá só com o intuito de subir. Saí de casa depois de ter visto o Absalon a sagrar-se Campeão Olímpico de Cross Country - Masculino, e lá comecei a subir da Barragem do Rio da Mula até ao cimo do Monge, para depois descer e voltar a subir, e descer e voltar a subir. E só após ter contabilizado 30 Kms a subir é que meti a Bicicleta no carro e voltei para casa. Acho que nunca fiz nada tão estúpido mas o meu Ego estava muito melhor pois tinha a certeza que ia conseguir subir os 30 Kms dos Pirinéus.

E foi com esta certeza que no dia 2 de Setembro estava à porta da Ciclonatur às 7 horas da manhã para partir para Roncesvalles.

ALIÁS ESTÁVAMOS!!! EU E A MINHA GENIUS!!!!


1 comentário:

teribo disse...

"a Isabel de Bike e eu de Carro" acho que houve aqui um lapso!!! a Isabel de Bicicleta lololo n estou a ver isso!!!!